Jornal de Negócios

BioICEP estimula economia circular do plástico

-

Há muitos projetos de investigaç­ão focados no plástico e na forma de o fazer ‘desaparece­r’ mais depressa – o BioICEP quer transformá-lo. É um projeto financiado pela União Europeia (UE) no âmbito do Horizonte 2020, de um consórcio Europa-China, com participaç­ão portuguesa. O conjunto de investigad­ores vai desenvolve­r uma solução para ambientes mistos de poluição plástica. Especifica­mente, os investigad­ores vão trabalhar em três tecnologia­s inovadoras de impulso destinadas a aumentar a degradação do plástico a níveis recordes. O BioICEP adotará uma abordagem de sistemas de despolimer­ização de ação tripla para decompor o lixo plástico: processos de desintegra­ção mecanoquím­ico, digestão biocatalít­ica e consórcios microbiano­s. Os resultados serão usados como blocos de construção para novos polímeros ou outros bioproduto­s.

O plástico convencion­al, derivado do petróleo, será assim transforma­do em biomateria­is que poderão servir de base à criação de alternativ­as mais ecológicas aos plásticos usados atualmente. Por isso, o BioICEP visa estimular a economia circular. O consórcio, que vigora de janeiro de 2020 a dezembro de 2023, é coordenado pelo Athlone Institute of Technology, da Irlanda e tem a participaç­ão do Instituto de Biologia Experiment­al e Tecnológic­a (iBET), pioneiro da investigaç­ão nacional em biotecnolo­gia, área em que é hoje a maior instituiçã­o privada portuguesa sem fins lucrativos, e do Logoplaste Innovation Lab, uma unidade de negócios independen­te da casa-mãe, para a área da investigaç­ão e desenvolvi­mento de soluções de embalagens plásticas de alto desempenho

O BioICEP envolve também institutos e empresas da China, Irlanda, Espanha, Alemanha, Bélgica, Holanda, Grécia e Sérvia.

As entidades vão entrando no projeto por fases e, devido à covid-19, houve algum atraso no ‘tiro de partida’ tendo sido dado apenas em março. Em Portugal, a fase operaciona­l ainda não se iniciou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal