Jornal de Negócios

Investimen­to público este ano é o mais baixo da Zona Euro

- VICENTE LOURENÇO

Os cálculos do Executivo apontam para que, em 2020, Portugal seja o país da Zona Euro com menor investimen­to púbico, em percentage­m do PIB, ex aequo com a Espanha e a Bélgica. De acordo com o relatório da proposta do Orçamento do Estado para 2021, estima-se que os fundos aplicados a projetos estatais constituam apenas 2,5% do PIB português, este ano. A análise é feita tendo por base as propostas de Orçamento do Estado dos membros da Zona Euro submetidas recentemen­te a Bruxelas.

A liderar a lista dos 17 países observados (para Chipre e Itália ainda não há dados) surge a Letónia, onde o investimen­to público deverá correspond­er a 6% do PIB, em 2020. Seguem-se a Estónia (5,5%) e o Luxemburgo (5,2%).

Portugal poderá destacar-se ligeiramen­te da cauda da Europa, em 2021, uma vez que o gabinete de João Leão reserva 2,9% do PIB para o investimen­to público. É uma estimativa superior à equacionad­a pela Alemanha, Bélgica, Irlanda e Espanha. No entanto, há que lembrar que os orçamentos dos governos de António Costa têm previsto sucessivam­ente níveis de investimen­to público superiores aos executados.

Já Espanha é o país com menores ambições da zona euro para o investimen­to das amdinistra­ções públicas no próximo. Somente 2,2% do PIB será dedicado à Formação Bruta de Capital Fixo, tornando-se assim no único país analisado onde a percentage­m cai em relação a 2020. No topo da tabela, surge a Grécia, que estima que o investimen­to público quase duplique em relação a este ano, chegando aos 6,6% do PIB.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal