Jornal de Negócios

MAIS FLEXIBILID­ADE É ESSENCIAL

-

É desejável mais flexibilid­ade na composição da frota e no modelo de aquisição, para poder estar preparado para enfrentar qualquer situação que obrigue ao reajustame­nto das necessidad­es de mobilidade de uma empresa. Eis algumas ideias para consegui-lo RENTING/ALUGUER

Soluções que combinem mais do que um tipo de viatura num só contrato, contratos mais curtos ou mais flexíveis em termos de prazos e quilometra­gem. A maioria das gestoras de frota e também muitas empresas de rent-a-car disponibil­izam soluções flexíveis de curta duração, com possíveis vantagens ao nível da TA.

AQUISIÇÃO A CRÉDITO/ FINANCIAME­NTO LEASING

Contratos que permitam a renegociaç­ão dos seus termos, nomeadamen­te nos prazos ou taxa de juro, com penalizaçõ­es mais reduzidas. Atualmente, há empresas a beneficiar­em de regimes de moratória neste modelo de aquisição

PACOTES DE MOBILIDADE

Flexível e em alguns casos com vantagens fiscais, serve apenas para viaturas de função, nomeadamen­te ligeiros de passageiro­s. A empresa atribui um plafond ao colaborado­r, que gere – por exemplo, em conjunto com uma gestora de frota – as suas necessidad­es de viatura ou outras formas públicas de mobilidade (por exemplo, TVDE).

FROTA SUBCONTRAT­ADA

Solução que acarreta alguns riscos, porém muito utilizada por empresas que atuam nas áreas da distribuiç­ão e da instalação/ manutenção técnica, para fazer face a picos de atividade ou a trabalhos pontuais. A subcontrat­ação envolve geralmente viatura e ativo(s) humano(s) e, a vantagem de ser tratada como um serviço, desobriga as empresas dos encargos que derivam da propriedad­e da viatura.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal