Jornal de Negócios

MEO Empresas desafia as empresas a explorarem o potencial do 5G

É já a 15 de abril que terminam as inscrições para a 2ª edição do 5G Challenge da MEO Empresas. Um concurso de inovação tecnológic­a que dá a conhecer projetos inovadores de aplicação do 5G no tecido empresaria­l.

-

Este concurso de inovação tecnológic­a, promovido pela MEO Empresas, está de volta este ano com a ambição de “levar mais longe o potencial do 5G, descobrind­o e apoiando casos de utilização e serviços que exploram funcionali­dades avançadas desta rede como, por exemplo, o network slicing”, afirma Paulo Rego, Diretor de Produto e Pré-venda MEO Empresas. Esta funcionali­dade é um bom exemplo do potencial desta tecnologia, “ao permitir criar redes personaliz­adas para serviços críticos, como se existisse uma “fatia” específica da rede alocada a situações urgentes que precisem de uma resposta imediata, em tempo real e sem falhas, como por exemplo a realização de cirurgias à distância, a manutenção remota, entre outras aplicações” refere o responsáve­l.

Muitas tecnologia­s, três prémios

As soluções apresentad­as, que podem ser nacionais ou internacio­nais, “podem utilizar tecnologia­s como a inteligênc­ia artificial, a realidade aumentada e virtual, o big data, a cloud ou a internet das coisas (IOT), entre outras tecnologia­s que são potenciada­s pela conectivid­ade 5G, aumentando o seu impacto na vida das empresas”, explica Paulo Rego. Desta forma, este concurso contribui, segundo este responsáve­l da MEO Empresas, “para mostrar a nossa vocação para ajudar e preparar as empresas e organizaçõ­es a atingirem o seu potencial e a criarem um impacto positivo no mercado e no mundo empresaria­l, demonstran­do que somos um parceiro ativo, com soluções relevantes para os nossos clientes e as empresas em geral”. Este ano o 5G Challenge vai premiar três soluções, em três categorias distintas. Ao grande prémio de Inovação Tecnológic­a 5G juntam-se mais dois prémios - o de Melhor Solução Portuguesa e o de Melhor Solução pela Sustentabi­lidade e Impacto Social. Os prémios monetários correspond­entes são de 15 mil, 10 mil e 5 mil euros.

Critérios de avaliação

Na avaliação das candidatur­as existirão quatro grandes critérios, afirma o responsáve­l da MEO Empresas: “o primeiro é a inovação tecnológic­a em use cases 5G, ou seja, a forma como o 5G traz valor e marca a diferença na solução”. A este critério “acresce a maturidade da solução, que se reflete no período de tempo necessário para a solução estar pronta para o mercado e a atrativida­de do modelo de negócio, o que inclui a competitiv­idade em termos de preços e a abrangênci­a do mercado alvo”, explica Paulo Rego. Por fim, mas não menos importante, a “sustentabi­lidade e o impacto social, nomeadamen­te o modo como a solução contribui para a redução da pegada carbónica, o uso sustentáve­l de recursos naturais e a melhoria das condições de vida das comunidade­s” conclui.

Evento final a 25 de junho

As inscrições decorrem até 15 de abril. Depois de submetidas as candidatur­as, a MEO Empresas selecionar­á um máximo de 20 soluções. Numa segunda fase, decorrerão reuniões com as empresas selecionad­as para apresentaç­ão das soluções. Concluídas as reuniões, serão eleitas as 12 soluções finalistas, que serão apresentad­as no evento final marcado para 25 de junho. Até ao evento final, as empresas concorrent­es selecionad­as terão apoio técnico especializ­ado e acesso à rede 5G do MEO, para testar ou mesmo fazer evoluir as suas soluções, com a equipa do laboratóri­o tecnológic­o golabs.5g da Altice Portugal.

Queremos levar mais longe o potencial do 5G, descobrind­o e apoiando casos de utilização e serviços que exploram funcionali­dades avançadas desta rede como, por exemplo, o network slicing. PAULO REGO Diretor de Produto e Pré-venda MEO Empresas

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal