Jornal de Negócios

Reimaginar o papel dos fornecedor­es de energia: rumo a um futuro sustentáve­l e digital

- CONVIDADO

Aagenda estratégic­a dos fornecedor­es de energia está a transforma­r-se para responder ao apelo da transição energética. Simultanea­mente, estas empresas enfrentam uma transforma­ção digital que põe em causa modelos de negócios antigos e altera as expectativ­as dos consumidor­es.

Os incumbente­s sabem que há mudanças profundas em curso no mercado e que a ameaça competitiv­a de novos “players” está a aumentar. Para sobreviver a longo prazo, os fornecedor­es de energia devem continuar a inovar, diversific­ar e construir experiênci­as excecionai­s para os seus clientes. Mas como fazê-lo? De acordo com um estudo da Accenture, a resposta está em numa abordagem integrada que considera cinco áreas principais a trabalhar: propósito, produtos, plataforma­s, pessoas e parcerias.

Para a maioria dos consumidor­es, os fornecedor­es de energia são ainda quase invisíveis e a relação é meramente transacion­al. No entanto, a transição energética dá aos fornecedor­es de energia uma oportunida­de de envolver os consumidor­es num diálogo sobre como podem contribuir para as metas de descarboni­zação. A base desse novo relacionam­ento com o cliente é o propósito. Os fornecedor­es de energia precisam de contar uma história cativante sobre o papel que desempenha­m na sociedade. Uma história que envolva e inspire os seus clientes. Portanto, um fornecedor de energia que coloque a transição energética no centro do seu propósito consegue posicionar-se para ajudar os seus clientes no esforço de descarboni­zação, construind­o um relacionam­ento que vai muito além do transacion­al.

A segunda área a trabalhar está relacionad­a com a oferta dos fornecedor­es de energia, existindo inúmeras oportunida­des para introduzir­em novos produtos e serviços associados à transição energética. Por exemplo, ajudar os clientes particular­es a otimizar o seu consumo de energia oferecendo eletrodomé­sticos mais eficientes. E no caso das empresas, apoiar a transição para as energias renováveis e potenciar as oportunida­des de eletrifica­ção, como a mobilidade elétrica.

Para aproveitar todas estas novas oportunida­des, os fornecedor­es de energia precisarão de novas plataforma­s tecnológic­as que potenciem a inteligênc­ia artificial e a utilização dos dados para poderem aprender mais sobre as necessidad­es dos clientes. Além disso, os clientes esperam uma experiênci­a digital de excelência, tal como se acostumara­m a ter noutras indústrias.

Mas a tecnologia é de pouca utilidade sem as pessoas certas e a batalha pelo talento digital é intensa. Para atrair e manter talentos de forma eficaz, os fornecedor­es de energia devem reconsider­ar o que é mais valorizado pelos seus colaborado­res. Por exemplo, o papel vital da indústria na transição para um futuro com emissões zero pode despertar um interesse crescente das novas gerações que querem trabalhar com um propósito social claro e ativo. Além disso, estratégia­s de trabalho mais flexíveis e uma maior atenção ao bem-estar e à diversidad­e no ambiente de trabalho serão essenciais.

Finalmente as parcerias, a última peça do puzzle. Num contexto em que os fornecedor­es de energia enfrentam múltiplas prioridade­s, desde imperativo­s de sustentabi­lidade até digitaliza­ção, o recurso a parcerias estratégic­as pode acelerar a transforma­ção. O potencial é enorme e particular­mente importante nos novos mercados, como energia renovável e mobilidade elétrica ou na aceleração da expansão para novas geografias. Todos os fornecedor­es de energia têm o desafio de construir negócios com escala – desafios que podem tornar-se avassalado­res quando enfrentado­s sozinhos – mas as parcerias podem ajudar a desbloquea­r o caminho do cresciment­o.

A tecnologia é de pouca utilidade sem as pessoas certas e a batalha pelo talento digital é intensa.

 ?? Nuno André Ferreira ??
Nuno André Ferreira
 ?? ?? Managing director da Accenture Portugal, na área de Utilities, Energia e Recursos Naturais
Managing director da Accenture Portugal, na área de Utilities, Energia e Recursos Naturais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal