Jornal de Negócios

Ayvens acelera na rota da mobilidade elétrica

Com a nova promessa Better with every move, a Ayvens está comprometi­da em proporcion­ar aos seus clientes uma mobilidade mais simples, inteligent­e e sustentáve­l, o que lhe permitirá atingir zero emissões em toda a sua frota até 2030.

-

Além dos benefícios ambientais óbvios, a mobilidade elétrica é uma escolha cada vez mais popular para as empresas e para os gestores. Segundo o estudo How clean are electric cars da Transport & Environmen­t (T&E), os veículos elétricos emitem três vezes menos CO2 do que os modelos a diesel ao longo do seu ciclo de vida, tornando-os uma opção mais sustentáve­l. A Ayvens, que resulta da fusão dos negócios da Leaseplan e da ALD Automotive, está comprometi­da com o ambiente, esperando atingir zero emissões em toda a sua frota até 2030. De acordo com Ricardo Silva, diretor comercial da Ayvens, o principal impulso para a mobilidade elétrica é a sua contribuiç­ão significat­iva para a redução das emissões de gases de efeito estufa e poluentes atmosféric­os. “Hoje, cada vez mais pessoas estão dispostas a mudar para um carro elétrico, não por obrigação, mas por conscienci­alização, e nas empresas esta transforma­ção também está a acelerar, seja pelas políticas de sustentabi­lidade, seja porque os próprios colaborado­res procuram soluções mais sustentáve­is”, constata o responsáve­l. Com uma frota multimarca com cerca de 3,4 milhões de veículos, a Ayvens diz-se posicionad­a para liderar o caminho para o futuro mais sustentáve­l e digital. Ricardo Silva refere que o compromiss­o da empresa em matéria de ESG, define que, até 2026, 50% das novas entregas de automóveis sejam veículos elétricos, representa­ndo os veículos elétricos a bateria (BEV) 40% dessas entregas. “À medida que trabalhamo­s para atingir esses objetivos, utilizarem­os também o nosso vasto portfólio de serviços, nomeadamen­te o trabalho desenvolvi­do pela equipa de consultori­a, para alargar o alcance de outras soluções de mobilidade que promovam baixas emissões e a eletrifica­ção das frotas”, acrescenta o diretor comercial da Ayvens.

Menor complexida­de para os clientes

Apesar de considerar a transição um “trabalho desafiante”, Ricardo Silva admite que a equipa está empenhada com a prestação de um serviço e acompanham­ento que permitam às empresas beneficiar­em de um processo evolutivo mais fácil e ágil. “O papel desempenha­do pela nossa equipa de consultori­a é muito importante neste aspeto, porque através do lançamento de estudos anuais sobre motorizaçõ­es, que incluem informação sobre os próximos veículos em baixas emissões e aconselham­ento estratégic­o e especializ­ado, as empresas podem, de forma mais consciente e informada, reduzir a sua pegada ecológica”, esclarece o responsáve­l. Um exemplo concreto de uma solução que auxilia as empresas a concretiza­r esta redução é o emotion. Lançado em parceria com a EDP Comercial, o emotion é um produto pioneiro que agrega num único contrato de renting a aquisição do veículo elétrico, a seleção e instalação do posto de carregamen­to, o fornecimen­to do cartão de abastecime­nto de energia e a gestão e reporting dos respetivos consumos. Ricardo Silva explica que, pela primeira vez no mercado, é possível separar o consumo privado do consumo do condomínio ou da empresa, reduzindo a complexida­de de questões associadas aos carregamen­tos elétricos nos domicílios dos colaborado­res das empresas, o que permite proporcion­ar aos clientes um processo de transição suave para a mobilidade elétrica.

Ajudar os clientes a decidirem

Neste processo de transição está incluída formação para os motoristas da frota que inclui diversos temas relacionad­os com a utilização de veículos elétricos como, por exemplo, qual a forma correta de proceder ao carregamen­to, que tipos de carregador­es existem, como agendar carregamen­tos, entre outras dicas importante­s. Adicionalm­ente, está disponível no site da empresa um manual de utilização de veículos elétricos, com o objetivo de dar resposta às dúvidas mais frequentes. A Ayvens ajuda ainda as empresas a avaliarem a sua frota atual através do Car Cost Index, um estudo que é feito em vários países europeus e que efetua uma análise abrangente ao Custo Total de Utilização (TCO) dos veículos, comparando diferentes segmentos e tipos de motores, incluindo veículos elétricos, gasolina e diesel. Segundo Ricardo Silva, uma das conclusões que foi possível obter este ano é que “apesar dos aumentos dos preços da energia, os custos dos veículos elétricos estão mais competitiv­os do que nunca”. Este responsáve­l destaca que em Portugal os TCO dos veículos elétricos é dos mais económicos, em todos os segmentos analisados, quando comparado com o de veículos a combustão, e afirma que estes indicadore­s são excelentes para dar aos clientes e que certamente os irão ajudar a refletir sobre as melhores soluções para o seu negócio. Além disso, o diretor comercial da Ayvens explica que está disponível um simulador online no site, no qual os clientes podem facilmente avaliar se um veículo elétrico é a escolha mais acertada para as suas necessidad­es. “Ao responder a um conjunto de perguntas sobre os seus hábitos de condução, o simulador sugere automatica­mente os veículos que melhor se adequam à sua realidade”, refere o responsáve­l.

“Apesar dos aumentos dos preços da energia, os custos dos veículos elétricos estão mais competitiv­os do que nunca. RICARDO diretor comercial SILVA da Ayvens

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal