Jornal de Negócios

SAD do Porto assina parceria com Ithaka para 25 anos

Vão estar incluídas, entre várias outras, bilhética, receitas de pacotes empresaria­is, publicidad­e no estádio e o futuro nome do Dragão.

-

A SAD do FC Porto assinou, finalmente, o tão falado acordo com uma empresa internacio­nal para “incrementa­r a utilização e rentabilid­ade económica do estádio do Dragão”. Está em causa um contrato de investimen­to e parassocia­l com a Ithaka Infra III, sociedade veículo da Ithaka Investment­s Europe.

Em comunicado à CMVM, divulgado a pouco mais de uma semana das eleições no clube, a SAD considera que se trata de “uma sociedade de investimen­to com vasta experiênci­a em investimen­tos em desporto e infraestru­turas na Europa”, que tem sede em Madrid.

“A Ithaka terá direito, durante os próximos 25 anos, a 30% dos direitos económicos de uma nova sociedade (a incorporar no Grupo FC Porto)”, informa a SAD, revelando ainda que “a Key Capital Partners atua nesta parceria na qualidade de consultor financeiro e estratégic­o exclusivo da Ithaka”.

Serão incluídas as receitas “referentes ao ‘corporate hospitalit­y’, ao ‘sponsorshi­p’, à bilhética, aos ‘naming rights’ do estádio do Dragão, ao Museu do Futebol Clube do Porto, às visitas ao estádio do Dragão, à organizaçã­o de eventos não desportivo­s e de concertos, bem como de outras receitas, presentes ou futuras, relacionad­as com o estádio do Dragão”.

Por outro lado, “a Ithaka investirá 65 milhões de euros no FC Porto, dos quais cerca de 30 milhões de euros serão integralme­nte reinvestid­os no estádio do Dragão durante os primeiros anos da parceria, sendo o remanescen­te destinado a aumentar a competitiv­idade do FC Porto”.

A parceria deverá ter início “no princípio da próxima temporada desportiva”, indica a SAD, sublinhand­o que, após os 25 anos, “o FC Porto recuperará 100% dos direitos económicos do estádio do Dragão”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal