Jornal de Negócios

Edmond de Rothschild tem 200 milhões investidos em Portugal

-

O banco privado Edmond de Rothschild é atualmente responsáve­l pela gestão de 164 mil milhões de euros, levando a cabo uma política de investimen­to em que o acionista – a família Rothschild – coinveste em conjunto com os clientes. A Portugal estão alocados cerca de 200 milhões de euros.

“Há muitos temas que atualmente são muito interessan­tes para os nossos clientes, do ponto de vista do investimen­to, e em que podemos oferecer um historial”, explica ao Negócios Yves Stein, CEO do Edmond Rothschild Europe, que tem em Portugal uma subsidiári­a liderada por Bruno de Carvalho.

“Temos equipas que trabalham nestas especialid­ades há 15 anos e podemos dar provas vivas de que quando oferecemos uma oportunida­de de investimen­to em tecnologia alimentar é porque a nossa família acionista está convencida de que esse é hoje um tema muito importante”, exemplific­a.

A alocação de capital próprio e dos clientes divide-se por diferentes estratégia­s de investimen­to, mas tem sido o “private equity” a grande aposta. Ao longo dos últimos anos, o grupo tem investido em vários projetos em Portugal não só neste segmento de “private equity”, mas também de dívida relacionad­a com infraestru­turas. O montante ronda atualmente os 200 milhões de euros centrados principalm­ente na transição energética, digitaliza­ção (em particular fibra ótica), infraestru­turas sociais e regeneraçã­o urbana sustentáve­l.

É o caso de um investimen­to num portefólio eólico “onshore” no qual o banco entrou em 2022 com um refinancia­mento de parques eólicos em Portugal e Espanha. O mais recente, feito em abril deste ano, é um investimen­to de 14 milhões para financiar a construção de dois centros desportivo­s e infraestru­turas sociais no Seixal e em Braga, em ambos os casos de terrenos municipais.

No segmento de “private equity”, o Edmond de Rothschild destaca dois projetos. Em 2023 entrou com 10 milhões de euros na Placegar, uma empresa concession­ária e operadora de parques de estacionam­ento. Criada em 2003, é o quarto maior operador português de parques de estacionam­ento, com cerca de 16.000 lugares e 34 parques sob gestão.

O projeto do Porto é ainda um investimen­to de 38,5 milhões de euros, feito em 2023 num antigo complexo de produção de energia termoelétr­ica que se estende por 5,6 hectares e está localizado na margem norte do rio Douro. A reabilitaç­ão dos solos envolve a despoluiçã­o de metais pesados e de diferentes tipos de hidrocarbo­netos.

“É um universo muito vasto que faz parte das tendências dos novos clientes. Querem investir na economia real. Antes não estava em cima da mesa, mas agora é muito importante”, indica Bruno de Carvalho, CEO do Edmond de Rothschild Portugal. ■

“Quando oferecemos uma oportunida­de de investimen­to em tecnologia alimentar, é porque a nossa família acionista está convencida de que esse é um tema muito importante.”

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal