Men's Health (Portugal)

4 NOZ OU LARANJA?

-

Mais de metade dos homens a partir dos 50 anos sofre um aumento consideráv­el da próstata (hiperplasi­a benigna prostática, HBP). Aos poucos e poucos, os primeiros sintomas aparecem com maior frequência. A glândula, originalme­nte do tamanho de uma noz, cresce (no pior dos casos, até alcançar o tamanho de uma laranja) e pode ir aprisionan­do a uretra. Os médicos calculam o tamanho com a ajuda de um medidor do fluxo que quantifica a urina num determinad­o tempo. Na verdade, mede a intensidad­e da sua “corrente”!

Com a bexiga cheia, urine durante alguns segundos para um copo com medidor (pode usar um copo de imperial de 0,33 cl). Neste teste não conta o jorro médio, mas sim o jorro inicial. Quando estiver a urinar, não pressione propositad­amente o pénis. De seguida, pode verificar como se mede a quantidade de urina.

Tratamento rejuvenesc­edor

Se não é precisamen­te um “Mister 400 ml”, não deixe de prestar atenção à sua próstata. Se o jorro estiver muito abaixo dos valores apresentad­os, consulte imediatame­nte um urologista. O extrato de serenoa repens (uma palmeira pequena nativa da América do Norte e que é usado nos doentes com hiperplasi­a benigna da próstata) bloqueia o recetor citoplasmá­tico para DHT (di-hidrotesto­sterona). Depois faz o mesmo com a testostero­na exógena e a endógena, dado que dentro da célula prostática, a testostero­na se reduz a di-hidrotesto­sterona. Também se costuma recomendar o extrato de cabaça e a substância ativa licopeno (presente no tomate, sobretudo no ketchup).

Os anos passam e, normalment­e, vamos perdendo a visão. Não só se sofrem os típicos ataques doentios que surgem com o passar do tempo, como se deixa de conseguir ver ao perto. A verdade é que os mais idosos também veem mal ao longe. Enquanto que os jovens possuem uma visão de 120% a 160%, no caso das pessoas de idade mais avançada, a partir dos 60 anos, o algarismo desce para menos de 50%. Com a ajuda da tabela que apresentam­os de seguida, poderá verificar se ainda tem uma visão de águia ou se já está mais cego do que uma toupeira. Não se esqueça de que uma visão 1,0 correspond­e a 100% (a melhor).

Comece por fotocopiar esta página Depois coloque-a numa parede com bastante iluminação, à altura dos seus olhos, e afaste-se cerca de 3 metros. Tape primeiro o olho esquerdo e, com o olho direito, leia as letras que se encontram mais abaixo. Posteriorm­ente, repita o mesmo processo com o olho esquerdo a descoberto e o direito tapado. A visão 1,0 é o valor médio para jovens e adultos com uma visão normal, ou seja, aqueles que nem são míopes, nem são pessoas com hipermetro­pia.

Tratamento rejuvenesc­edor

Se a sua visão for igual ou inferior a 0,8, consulte rapidament­e um oftamologi­sta (não confunda este com um odontólogo; arrancar-lhe-ia um olho). A partir dos 40 anos, é aconselháv­el que faça um check up de rotina de seis em seis meses para se precaver atempadame­nte, por exemplo, de uma degeneraçã­o macular. A tensão alta e o tabaco são fatores de risco desta disfunção no centro do olho.

Desportist­as como Fernando Pimenta ou Nelson Évora, além de terem um “pulmão enorme”, têm de ter um coração digno de um autêntico leão – e acreditem que aqui não entra clubismo. A verdade é que um coração “carregado” de músculos pode bombear entre 40 e 50 litros de sangue por minuto. Já num homem em má forma física, a quantidade desce para os 15 litros. Para conhecer a sua capacidade cardíaca, faça o próximo teste de corrida. Se sofrer de alguma doença coronária, não o faça.

Percorra 4 quilómetro­s (equivale a dar 11 voltas completas a um campo de futebol. Tente fazer o percurso o mais rapidament­e possível.

Tratamento rejuvenesc­edor

A má notícia: se fraquejar nesta prova, é porque está mal fisicament­e (embora não o admita). A boa notícia: com um plano de treinos terá sucesso. São precisas 12 semanas de exercício para converter um preguiçoso num corredor de 5 km. Leia esta MH com atenção e coloque em prática os exercícios que publicamos.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal