Men's Health (Portugal)

A MAQUINARIA POR DETRÁS DO FITNESS

Os profission­ais adoram a máquina Proteus Motion, de Sam Miller, que transforma a sua forma de treino em movimentos complexos e inovadores – e analisa cada movimento.

-

OS GINÁSIOS ESTÃO CHEIOS DE PESOS e máquinas que não vêm com manuais de instruções. É por isso que deve contratar um personal trainer que o oriente no caminho mais indicado, tendo em conta o nível em que está e o objetivo que pretende, através de um completo plano de treino. Como alternativ­a, Sam Miller criou a máquina Proteus Motion que fará com que cada utilizador saiba exatamente como treinar. Neste momento, Proteus – com o seu braço gira

tório, com capacidade de elevação e balanceame­nto – é capaz de o por a treinar através de 17 movimentos que permitem avaliar a sua condição física com variados dados de análise a todo o corpo, nomeadamen­te desequilíb­rios musculares, por comparação com diversos atletas da sua faixa etária. Tais resultados serão posteriorm­ente usados para desenhar o seu plano de treino. “Estamos a falar de um completo sistema que foi desenhado para otimizar os padrões de mobilidade e força”, como nos explica Miller.

O Proteus consegue fazê-lo graças à conjugação de vários sensores de inteligênc­ia artificial e freios magnéticos que oferecem consistênc­ia e resistênci­a de aspeto natural que desafia os músculos chave através de vários movimentos. Este é o resultado de duas gerações de trabalho: O pai de Miller, Larry, na altura cientista convidado no Instituto de Tecnologia de Massachuet­ts, criou o protótipo de um hardware de reabilitaç­ão e fitness, nos anos 90, que mais tarde inspirou o filho a seguir o mesmo trabalho. Já em 2015, Miller e uma pequena equipa construíra­m os primeiros modelos da Proteus e, em 2017, criaram uma parceria com o departamen­to de cirurgias de um hospital para validar a eficiência da máquina. As conclusões: o Proteus é capaz de garantir 95% de melhor ativação muscular em comparação com os treinos com pesos livres ou as clássicas máquinas de ginásio.

Atualmente, esta vantagem atenta à maioria dos atletas como o jogador de beisebol Noah Syndergaar­d ou a estrela do NBA Blake Griffin. Mas Miller acredita que o seu robot tem potencial para estar presente em ginásios. Em 10 anos, espera ser possível que qualquer cliente use a Proteus por quatro minutos e consiga instantane­amente o seu plano de treino.

Na verdade, o criador desta tecnologia já vê isto a acontecer. No ginásio Cressey Sports Performanc­e, na Florida, gerido por Eric Cressey, realizam-se cerca de 50 análises mensais com a Proteus Motion e 30 atletas treinam diariament­e com a referida máquina. “Conseguimo­s entregar sessões de avaliação e treino super rápidas e eficientes. E nem é necessário ter um treinador presente”, acrescenta Miller, satisfeito com a evolução da sua criação.

 ??  ?? ECRÃ
O ecrã tátil de 27 polegadas orienta-o pelo treino
livre, acompanhad­o ou teste de condição física. Cada uma destas possibilid­ades complement­a-se
com o Power Reports e com uma variedade de possíveis movimentos
a experiment­ar. PEGA
Tal como a interface, a pega em alumínio foi desenhada para representa­r o movimento natural do ser humano, pois roda livremente, oferecendo cinco ângulos de amplitude. A Proteus oferece acessórios específico­s para diferentes desportos, mas a pega mais básica é suficiente­mente versátil para a maioria dos movimentos. BRAÇO À medida que gira, levanta e estende o braço em fibra de carbono, um conjunto de sensores e freixos magnéticos criam uma resistênci­a contínua. Centenas de movimentos são assim programado­s, embora já haja uma base predefinid­a. Assim que solta a pega, o braço para e mantém-se na posição em que o deixa, minimizand­o o risco
de lesões.
ECRÃ O ecrã tátil de 27 polegadas orienta-o pelo treino livre, acompanhad­o ou teste de condição física. Cada uma destas possibilid­ades complement­a-se com o Power Reports e com uma variedade de possíveis movimentos a experiment­ar. PEGA Tal como a interface, a pega em alumínio foi desenhada para representa­r o movimento natural do ser humano, pois roda livremente, oferecendo cinco ângulos de amplitude. A Proteus oferece acessórios específico­s para diferentes desportos, mas a pega mais básica é suficiente­mente versátil para a maioria dos movimentos. BRAÇO À medida que gira, levanta e estende o braço em fibra de carbono, um conjunto de sensores e freixos magnéticos criam uma resistênci­a contínua. Centenas de movimentos são assim programado­s, embora já haja uma base predefinid­a. Assim que solta a pega, o braço para e mantém-se na posição em que o deixa, minimizand­o o risco de lesões.
 ??  ?? Mexa-se!
A Proteus é capaz de o desafiar através da simulação de movimentos atléticos, tal como lançar uma bola ou fazer um arremesso.
Mexa-se! A Proteus é capaz de o desafiar através da simulação de movimentos atléticos, tal como lançar uma bola ou fazer um arremesso.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal