Men's Health (Portugal)

NÃO HÁ MAL EM CURVAR AS COSTAS (A SÉRIO!)

Fisioterap­euta e recordista mundial de levantamen­to de pesos, Stefi Cohen ajuda os mais de 900.000 seguidores a repensar o levantamen­to de pesos.

-

TALVEZ A DICA DE TREINO que mais ouve sobre levantamen­to de pesos seja sobre manter as costas retas durante todo o movimento – independen­temente do exercício que esteja a realizar - agachament­os, peso morto ou qualquer outro movimento. Qualquer flexão da coluna vertebral sob carga é a causa das dores nas costas e lesões, pensamos nós.

Mas Stefi Cohen vê esta dica como inútil, na melhor das hipóteses, ou perigosa, na pior, pois ao ficarmos obcecados por manter as costas retas, negligenci­amos posições em que caímos quando a nossa forma inevitavel­mente escorrega. E esse choque numa zona fraca pode causar uma lesão ou dor nas costas.

Considere, diz-nos Cohen, que o lendário atleta de levantamen­to de peso Konstantīn Konstantin­ovs levantou mais de 450 kg, “e ele tinha a parte superior e inferior das costas arredondad­as das costas. Dobrar as costas não é perigoso. O que é perigoso é uma posição que não nos habituamos a treinar”.

A resposta está pois em adicionar lentamente exercícios que não está a fazer, especialme­nte “exercícios que desafiam e exigem controlo em vários planos de movimento”. Os exercícios excêntrico­s e isométrico­s são frequentem­ente esquecidos e também podem ajudá-lo a construir uma coluna mais forte. Tente adicionar caminhadas com kettlebell ou com sacos de areia na sua rotina de treino. Faça dois movimentos deste género três vezes por semana, pelo menos.

CAMINHADA COM SACO DE AREIA: Fique de pé sobre um saco de areia pesado (ou algum outro objeto semelhante), com os pés afastados nas laterais do saco. Empurre os quadris para trás, flita os joelhos e segure os lados do saco. Levante rapidament­e o saco e coloque-o sobre os joelhos. Agora, envolva-o com os braços, como num abraço de urso, e junte as mãos. Coloque-se de pé e comece a andar. Ao caminhar, deve se inclinar ligeiramen­te para trás para equilibrar o saco de areia. Caminhe por 100 passos. Isso é 1 ronda; faça 3. À medida que o exercício se torna fácil, aumente a carga do saco ou o número de passos que dá.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal