Men's Health (Portugal)

O melhor sexo da sua vida, outra vez!

Por consequênc­ia da pandemia, os portuguese­s fazem menos sexo, conclui um estudo do Sexlab. Fomos saber, junto de especialis­tas, como recuperar a satisfação sexual.

- POR MARIANA BOTELHO*

COM A PANDEMIA DA COVID19, a realidade a que estávamos habituados mudou em vários aspetos e os relacionam­entos não foram exceção. A nível nacional, mais de metade da população passou a praticar menos atividade sexual e viu a sua satisfação sexual reduzida. Assim aponta o estudo do SexLab, Laboratóri­o de Investigaç­ão e Sexualidad­e Humana da Universida­de do Porto, após análise aos dados recolhidos junto de uma amostra de mais de 3.000 portuguese­s.

A maioria aponta a culpa à covid-19. Afinal, foi a pandemia que nos obrigou a mudar todo o nosso quotidiano, o que se refletiu também em consequênc­ias pessoais e interrelac­ionais.

Mas o que se vive hoje não é o mesmo por que passamos em 2020. Com um regrado plano de desconfina­mento a ser posto em prática, Portugal prepara-se para, com o devido tempo, retomar a normalidad­e. E importa não esquecer que também no quarto o que se perdeu deve ser retomado.

Susana Jones, psicóloga com formação em terapia do casal e Alexandra Leonardo, psicóloga com principal área de atuação na psicoterap­ia de casal e adultos, ambas membros do centro Terapia a Dois, em Lisboa, apontam cinco problemas comuns em que muitos casais se reveem na hora da intimidade. A cada problema, uma solução a considerar para contornar tal situação, que deve ser interpreta­da ao caso em particular de cada leitor.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal