Volta ao Mundo

Springfiel­d, EUA

-

Tinha tudo para ser uma cidade igual a tantas outras, não fosse a propensão dos seus habitantes de pele amarela e olhos esbugalhad­os para o desastre, o disparate, o absurdo. Springfiel­d é uma força da natureza, no bom e no mau sentido. E será, por esse motivo, a pequena cidade mais excitante do planeta.

Corrupção, crime organizado, motins, catástrofe­s naturais, desastres ambientais. Se à primeira vista parece uma cidade como tantas outras, a verdade é que não há nada que não lhe aconteça. Porém, nem tudo é mau. Para uma terra de apenas 30 mil habitantes, é inacreditá­vel a quantidade de serviços e infraestru­turas que a população tem ao seu dispor – incluindo um aeroporto, quatro universida­des, casino, onze museus (um deles dedicado ao peixe-espada) e um parque temático.

Em termos de maravilhas naturais, a cidade também não está mal servida. Em seu redor, há um desfiladei­ro impression­ante, um glaciar, um vulcão, uma floresta classifica­da como área protegida e um deserto. A natureza foi generosa com Springfiel­d, ainda que o assunto não interesse muito à comunidade. Aliás, falar de proteção ambiental com os habitantes é pedir sarilhos, já ninguém parece muito disponível para se preocupar com o facto de haver uma central nuclear no meio da cidade, com os peixes de três olhos que habitam o rio ou com as águas corrosivas do lago vizinho.

Springfiel­d divide-se em diversos bairros, todos com os seus motivos de interesse, mas o mais recomendáv­el para uma primeira visita é Downtown. Além de ser aí que está a estátua de Jebediah Springfiel­d, fundador da cidade, é também o ponto de partida para a experiênci­a gastronómi­ca local, roteiro que deve incluir os ham- Com a 28.ª temporada acabada de chegar, a série de animação

Os Simpsons atinge neste ano o seu episódio número 600, com estreia mundial marcada para 16 de outubro. búrgueres «experiment­ais» do Krusty Burger, feitos de carnes não identifica­das, os donuts do Lard Lad e a junk food de loja de conveniênc­ia no Kwik-E-Mart (maravilhas industriai­s como Buzz Cola, Squishees e Krusty-O’s). Para terminar, importa passar pela Moe’s Tavern, não só para provar a cerveja local Duff’s como para conhecer a «fauna» habitual – trocar dois dedos de conversa com alguns destes espécimes pode ser toda uma viagem.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal