Volta ao Mundo

O MINIBAIRRO DE CHAKALL

O cozinheiro argentino tem três espaços a funcionar nesta zona e prepara a abertura de um novo projeto, uma pastelaria biológica.

-

O que o atraiu nesta zona da cidade, quando abriu o El Bulo, em 2016?

Sempre achei que esta era uma das melhores áreas de Lisboa, mas que nunca foi bem aproveitad­a. Eu moro no Alto de São João e

acho que, estrategic­amente, Marvila é espetacula­r, tem acessos incríveis, fica perto do aeroporto, das duas pontes e do centro. É muito melhor do que a zona ocidental.

Quando se apercebeu de que a zona estava a tornar-se popular?

Percebia-se que havia uma dinâmica diferente, mas não vim pelas tendências, vim pelo meu instinto. Há vinte anos, durante a Expo'98, vim aqui fazer um evento e disse que um dia ia abrir um negócio nestes armazéns da cidade. Quando soube que era possível alugar, avancei.

Mas é diferente gostar apenas de uma área ou decidir abrir ali três projetos de restauraçã­o.

No início foi difícil, disseram que estava um pouco louco. Quando cheguei havia vários restaurant­es já, mas junto a estes armazéns [Abel Pereira da Fonseca] era um deserto. Estiveram quarenta anos degradados. Eu queria algo diferente e um espaço grande no centro é uma fortuna.

Está a criar um bairro do Chakall, à semelhança de José Avillez no Chiado?

Não, não gosto de zonas muito turísticas, aqui 99 por cento dos nossos clientes são portuguese­s. Gosto de ir sair e de ter vários tipos de restauraçã­o por onde escolher. Já tinha o El Bulo,

que estava mais direcionad­o para carnes argentinas, e sentia falta de uma pizaria, abri então o Refeitório do Senhor Abel e o Heterónimo Baar, onde eram os refeitório­s e a taberna da antiga sociedade de vinhos. Continuo a abrir aqui espaços porque esta zona da cidade é ótima. Vou abrir uma pastelaria biológica até junho, aqui ao lado e, neste ano, quero ainda abrir outras duas coisas nesta zona.

O bairro vai escapar ao turismo em massa? Penso que este é um daqueles bairros, como existe em Miami e Nova Iorque, que são mais para as pessoas do país e são só visitados por turistas que querem ir onde vão os «locais». Marvila é um bairro de lazer perfeito, não tem vizinhos, pode-se fazer o barulho que se quiser e à noite ainda é fácil estacionar. EL BULO SOCIAL CLUB PRAÇA DAVID LEANDRO DA SILVA, 9. DAS 19H00 ÀS 00H00; QUINTA ATÉ ÀS 02H00; SEXTA, DAS 12H00 ÀS 16H00 E DAS 19H00 ÀS 02H00; SÁBADO, DAS 12H00 ÀS 00H00; DOMINGO, DAS 12H00 ÀS 16H00. PREÇO: 25 EUROS WEB: ELBULO.PT REFEITÓRIO DO SENHOR ABEL PRAÇA DAVID LEANDRO DA SILVA, 4-6. TEL.: 218688023. DAS 12H00 ÀS 15H00 E DAS 19H00 ÀS 00H00. ENCERRA À TERÇA E À QUARTA AO ALMOÇO. PREÇO MÉDIO: 20 EUROS

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal