Women's Health (Portugal)

APRENDA a comer

Os produtos mais saborosos e nutritivos são fáceis de encontrar… se os souber procurar. Aqui tem um guia essencial.

- Por Margarida Santos

Converta a sua alimentaçã­o num arco-íris nutriciona­l e lembre-se de que uma forma simples de ingerir vários nutrientes passa por comer fruta e verduras de cores diferentes. Eis a primeira coisa que deve aprender:

VERDE

Normalment­e, os vegetais são uma boa fonte de magnésio, que ajuda a proteger os seus ossos. Outros, como as couves-de-bruxelas, são ricos em vitamina K, necessária para a coagulação do sangue.

AMARELO

Fruta e verduras como o ananás e o limão contêm vitamina C, que cicatriza as feridas e o protege dos radicais livres.

COR DE LARANJA

Costuma associar-se a alimentos ricos em caroteno. A cenoura é uma boa fonte de vitamina A, que aumenta as defesas, e de vitamina C, presente sobretudo nos citrinos, que ajuda a manter as nossas bocas sãs.

VERMELHO

Contém antocianin­as que combatem o cancro. O tomate tem potássio, que controla a pressão arterial. A vitamina A do pimento-vermelho conserva a visão em bom estado.

AZUL E PÚRPURA

Frutos e vegetais como as uvas e a couve-roxa contêm antocianin­as que protegem as células da oxidação prejudicia­l.

Agora que já conhece as caracterís­ticas principais, foquemo-nos nos alimentos em si. No momento de os escolher, use sabiamente os seus sentidos. Visão: os frutos e as verduras de melhor qualidade normalment­e têm uma forma irregular e manchas. Tato: a fruta e as verduras pesadas e firmes são as mais frescas. Olfato: às vezes descartamo­s as verduras maduras pelo seu odor. Compre de acordo com a época: os alimentos sabem melhor e são mais baratos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal