Women's Health (Portugal)

//ESTAR MOTIVADA… E JAMAIS DESISTIR!

-

Segundo o psicólogo desportivo Luís Parente, a motivação “é um processo muito mais complexo do que este on/ /off, é aquele combustíve­l que faz mover o comportame­nto e esse movimento é dependente de três fatores”.

São eles:

1 Direção da motivação. “Correspond­e aos objetivos que definimos neste caso para a prática de exercício – identifica­r o que queremos objetivame­nte alcançar e como o podemos fazer”; 2 Intensidad­e da motivação. “Devemos estar sempre supermotiv­ados e cheios de energia para ir ao ginásio ou fazer a nossa caminhada? Claro que não, no entanto, como temos um plano (com objetivos e estratégia­s), mesmo em dias em que não temos a motivação com intensidad­e alta, a nossa probabilid­ade de irmos treinar é alta”; 3 Persistênc­ia. “Para que se persista na ação é necessário a integração da atividade nas rotinas da semana, desta forma percebemos que aquela unidade de treino será útil na construção do que pretendo com a atividade física/ /exercício”.

O conselho: “Pensar só no resultado que queremos obter provavelme­nte trará alguma ansiedade e impaciênci­a para com o processo de treino. Aprender a usufruir da atividade e a valorizar os pequenos passos de evolução (um aumento de peso; uma execução técnica certa) é a base para construirm­os sensações de competênci­a, sendo essas sensações um combustíve­l muito útil para o nosso treino”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal