Women's Health (Portugal)

Anatomia da sapatilha

Já pensou no que tem… nos seus pés? Pois bem, as sapatilhas que usa para correr ou treinar são bem mais complexas do que pensa e tudo acontece em prol da melhor performanc­e.

-

1 A parte de cima

Falamos do tecido que cobre e mantém o seu pé no sítio certo. Em alguns modelos, esta parte é feita com tecido respirável, que garante que os pés não aqueçam demasiado; outros optam por malhas que garantam maior flexibilid­ade. Em qualquer dos casos, esqueça o excesso de acessórios ou aplicações nesta parte da sapatilha. Fica bonito, mas pode causar bolhas.

2 Atacadores

As cordas que cobrem todo o peito do pé podem ajudar a personaliz­ar a forma do próprio calçado. Não se esqueça do ilhó superior, muitas vezes ignorado. Serve para garantir maior mobilidade no calcanhar.

3 Palmilha

A fina camada interior funciona como uma cama para o pé. Na escolha da palmilha, atente na forma do seu pé (tem um arco plantar acentuado?) para escolher um modelo que se adapte ao máximo à sua forma. Se acha que precisa de mais suporte, procure um especialis­ta em calçado de corrida para lhe indicar a melhor palmilha customizad­a.

5 Sola

A base exterior da sapatilha oferece variados níveis de tração, além de proteger a entressola. Uma textura mais grossa na parte inferior é ideal

para terrenos mais irregulare­s, já opções mais finas oferecem uma aderência melhor

aos terrenos mais planos e suaves, por exemplo a estrada.

4 Entressola

Chamemos-lhe o colchão da sua sapatilha. Esta camada suporta a maioria do seu peso e é a parte do calçado que garante maior suporte. Tal como acontece na sua cama, também aqui o colchão deve correspond­er às suas preferênci­as. Para medir a espessura da entressola, basta olhar para a base do próprio calçado. Se é propensa a lesões nas canelas, por exemplo, uma entressola bem almofadada vai ajudá-la.

6 Calcanhar

Esta (por vezes incógnita) peça de plástico ou de tecido

é o que mantém o calcanhar no sítio

certo. Se tem tendência para rodar os tornozelos, opte por uma sapatilha com um calcanhar mais sólido, um que

não se degaste facilmente sempre que force esta zona.

 ??  ?? ESTA DESCONSTRU­ÇÃO DAS ADIDAS ALPHABOOST (139,95€) – IDEAL PARA CORRER, DANÇAR E NÃO SÓ, GRAÇAS À ENTRESSOLA SUPERFLEXÍ­VEL – TORNOU POSSÍVEL ESTA MINUCIOSA ANÁLISE.
ESTA DESCONSTRU­ÇÃO DAS ADIDAS ALPHABOOST (139,95€) – IDEAL PARA CORRER, DANÇAR E NÃO SÓ, GRAÇAS À ENTRESSOLA SUPERFLEXÍ­VEL – TORNOU POSSÍVEL ESTA MINUCIOSA ANÁLISE.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal