Women's Health (Portugal)

Estamos a falar, claro, dos ovos. Temos as dicas e receitas.

Pode pensar no ovo como o seu MVP matinal, mas acontece que, na verdade, ele é o seu VIP (proteína muito importante) de muitas outras maneiras saborosas.

- POR Joana Fernandes*

Um ovo mexido, frito ou escalfado pode fazer com o que o seu dia comece bem. Mas quer as boas notícias de nutrição? Este alimento, ao pequeno-almoço, é uma estrela subestimad­a para os almoços, jantares e sobremesas. De acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), “os ovos são de baixo custo, saborosos e apresentam grande versatilid­ade culinária, podendo ser incorporad­os e diversos pratos”, mas consuma menos de sete por semana se tiver o colesterol alto ou uma doença cardíaca, aconselha a Heart Foundation. “Os ovos são um alimento muito rico do ponto de vista nutriciona­l”, acrescenta a DGS. Conheça apenas alguns dos poderes mágicos desta proteína perfeita.

O SUPER MOLHO

Vá além das torradas e das bowls com ovo. Coloque um pouco de azeite numa tigela de esparguete acabado de cozinhar, polvilhe com pimenta, sal e, em cima, coloque um ovo que foi frito apenas o tempo suficiente para a clara ficar sólida - a gema torna-se o molho da massa. Melhor ainda? “Os ovos contêm 18 importante­s vitaminas e minerais para o adequado funcioname­nto de diversos processos celulares no organismo”, refere a Direção-Geral da Saúde.

A SOBREMESA SABOROSA

“O ovo contém apenas 2,7 g de gordura saturada por 100 g (gordura realmente perigosa)”, diz a DGS. Então, por que não usar as claras para fazer uma sobremesa instantane­amente chique de quatro ingredient­es? Use uma batedeira elétrica para bater quatro claras de ovo e uma pitada de sal até que picos macios se formem, em seguida, adicione gradualmen­te uma chávena de açúcar, uma colher de sopa de cada vez, mexendo entre adições até que todo o açúcar se dissolva. Bata por mais três minutos até ter um merengue brilhante onde possa mergulhar fruta. Depois coza num forno a baixa temperatur­a até dourar por cima. Bem bom!

O TOPPING DE SALADAS

Ralar um ovo cozido sobre espargos assados ou uma salada simples adiciona riqueza (além de alguns nutrientes extra como vitamina A, E, B5, ferro e iodo). Os ovos “são alimentos com valor energético moderado”, segundo o organismo. Um ovo fornece cerca de 82 kcal/55 g para se manter ativo, acrescenta a Direção-Geral da Saúde.

ÓTIMO PARA DAR TEXTURA

A textura ligeiramen­te pegajosa de um ovo não só ajuda a juntar migalhas de pão ou nozes picadas a frango, peixe e vegetais, como também aumenta a quota nutriciona­l. De acordo com a Direção-Geral da Saúde, “os ovos contêm substância­s como as lecitinas, lisozima, colina, carotenóid­es (luteína e xantinas), selénio e outras substância­s com propriedad­es anti-oxidantes, imunomodul­adoras e até anti-hipertensi­vas”.

O INTENSIFIC­ADOR DE SABOR

Adicione um ovo inteiro batido para adicionar textura e sabor ao caldo de galinha. Deite o ovo no caldo, mexa, retire do lume e cubra durante alguns minutos. Ao fazê-lo, construirá o corpo do seu prato, enquanto constrói o seu corpo ao mesmo tempo. “O colesterol presente no ovo tem pouco impacto no colesterol sanguíneo”, explica a DGS.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal