Women's Health (Portugal)

Estivemos na Madeira e reunimos as dicas de que precisa para viajar em segurança.

A Women’s Health e a Men’s Health estiveram na Madeira para experienci­ar atividades desportiva­s, momentos wellness e gastronómi­cos. Na bagagem trouxemos excelentes memórias e um guia para as suas férias de verão. Venha daí…

- POR Pedro Lucas / FOTOGRAFIA­S Gonçalo Claro / AGRADECIME­NTOS Associação de Promoção da Madeira

Ésempre bom estar nas nossas ilhas, mas é ainda melhor quando temos a possibilid­ade de contatar com as suas gentes e com eles fazer uma autêntica viagem pelos sabores e experiênci­as que se tornam inesquecív­eis. Foram quatro dias altamente preenchido­s, daqueles que nos fazem apaixonar de imediato e nos dão a certeza de querer voltar o mais rápido possível. Só nos faltou conhecer o Porto Santo, talvez fique para breve.

A agenda era apertada e implicava acordar às seis da manhã na maior parte dos dias para ver nascer o sol em diversos locais da ilha e iniciar as atividades de desporto aventura e wellness, ou não estivéssem­os num dos melhores lugares do mundo para quem, como nós, adora o contato genuíno com a natureza, a biodiversi­dade e até os micro climas da ilha. Seja no lado norte ou sul da ilha, a verdade é que podemos sempre adaptar ao que procuramos conhecer ou experiment­ar, seja por terra ou pelo mar. De salientar que todas as atividades que experiment­ámos foram feitas por mulheres e homens, sempre na perspetiva de principian­te. Logo são perfeitame­nte recomendad­as para quem procura se divertir enquanto faz desporto, seja em grupo com amigos, em família com adolescent­es ou em casal.

DIA 1

Sem saber, começámos a nossa aventura pela atividade que mais viríamos a gostar: canyoning. Partimos às 06h15 do Pestana Carlton Hotel Madeira, onde ficámos hospedados, rumo ao Ribeiro Frio que fica no interior norte da ilha, concelho de Santana. Uma paragem para o café e começámos a equipar-nos com os fatos em neoprene, arnês, capacete e umas botas adidas com uma aderência inacreditá­vel. Tudo fornecido pela equipa de monitores da Discover Island Madeira, que foram realmente impecáveis durante todo o percurso. Após o briefing sobre questões de segurança e regras básicas de progressão no que nos esperava, lá descemos até ao rio para uma manhã radical. Foi como o mundo se fechasse e, entre um imenso e tranquiliz­ador verde, nos quisesse proporcion­ar duas horas de descoberta, trabalho de equipa, superação e diversão. Descer em altitude, saltar de um a quatro metros e deixarmo-nos ir pela corrente de um rio frio, mas ao mesmo tempo rejuvenesc­edor. Estão a ver aquelas crianças felizes com um brinquedo novo? Foi mais ou menos assim que nos sentimos. Esta é, portanto, uma modalidade altamente recomendad­a por nós.

ONDE:

Ribeiro Frio para canyoning Nível 1 – principian­tes

COM QUEM:

Discovery Island Madeira (https://discoveryi­sland-madeira.com/pt/)

PREÇO:

60€/pessoa

DIA 2

Começamos por mencionar o que diríamos no final: que dia incrível! Voltámos a sair ainda de noite no hotel, rumo à Ponta de São Lourenço. Uma caminhada de 2,5 km até ao maior pico desta zona Este da ilha, a Bica da Cana. Aconselha-se leggins ou calças de treino - ainda se passa por alguma vegetação rasteira – e casaco, pois lembramos que o sol ainda vai nascer. No cume, uma vista deslumbran­te com a Ponta do São Lourenço a sul e umas rochas gigantes a norte onde o sol começa a dar-nos os bons dias. Este é um momento ideal para tirar umas fotos incríveis, descansar e tomar um café quente – que deve levar ou providenci­ar junto do guia. Foi o que nós fizemos. Depois começámos a descer - com cuidado pois a terra estava molhada – durante mais 1,5 km até à casa do Sardinha, que eram os antigos proprietár­ios e vigilantes desta área. Ao fundo víamos Porto Santo a Norte e as ilhas Desertas a Sul. Mesmo antes de chegar, há toda uma correnteza verde altamente «instagramá­vel». Energias repostas com um pequeno-almoço saudável, o calor começou a apertar, mas no cais do Sardinha já nos esperava a professora Emilie Mangoni (@emiliemang­oni_yoga) para uma aula de yoga sob um som de fundo que alternava este o vai e vem da maré e o canto das diversas aves que por lá habitam. Para finalizar, um banho sonoro para afastar do stress do dia a dia. Foram 45 minutos de encontro connosco mesmos. Que experiênci­a maravilhos­a! Voltámos para o Funchal no speedboat da Madeira Sea Emotions (@madeirasea­emotions), não sei antes pararmos nas grutas incríveis e de apreciarmo­s a cor incrível da água. Não tivemos oportunida­de, mas fazer snorkeling, mergulho ou kayak nesta zona será, certamente, um dia ganho.

ONDE:

Ponta de São Lourenço

COM QUEM:

Madeira Adventure Kingdom (www.madeira-adventure-kingdom.com/pt/)

PREÇO:

Desde 27€/pessoa

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Canyoning A felicidade de quem gosta de desafios
radicais
Canyoning A felicidade de quem gosta de desafios radicais
 ??  ?? A fatástica vista da Quinta do Furão
A fatástica vista da Quinta do Furão
 ??  ?? Aula de yoga e banho sonoro Cais da Ponta de São Lourenço, um lugar incrível para estas atividades
Aula de yoga e banho sonoro Cais da Ponta de São Lourenço, um lugar incrível para estas atividades
 ??  ?? Porta de São Lourenço e ao fundo a Casa do Sardinha
Porta de São Lourenço e ao fundo a Casa do Sardinha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal