Women's Health (Portugal)

Plano de pânico

-

O estado do mundo pode estar caótico, e se tudo a deixou desorienta­da, não está sozinha. As pesquisas no Google por sinais e sintomas de um ataque de pânico aumentaram 11% nos primeiros 58 dias após a covid-19 ter sido declarada como uma pandemia. Mas como sabe se está a passar por um episódio de pânico? Bem, um ataque de pânico muitas vezes traz falta de ar, músculos tensos, suores e tremores. Saiba como lidar com ele, em todas as fases:

1 Quando sente que vai ter um ataque

O seu gatilho pode ser óbvio (tem medo de alturas e está num telhado), mas noutros casos (falta de sono, stress) nem tanto. De qualquer forma, uma vez que nota que algo está fora do normal - para muitas pessoas, falta de ar e/ou agitação são os primeiros sintomas – peça água, sente-se, e faça algumas respiraçõe­s profundas, estilo yoga.

2 Quando tem um ataque

Os seus sintomas podem tornar-se mais graves, e nesta fase, a distração pode trabalhar a seu favor. Concentre-se no que a rodeia, toque no chão debaixo de si, ou aperte uma bola de stress... tudo para ajudá-la a afastar-se daqueles pensamento­s negativos. (Nota: Focar-se no pior cenário só piora as coisas.)

3 Quando estiver mais calma

Depois de alguns minutos a meia hora, a sua respiração começará a abrandar - um sinal de que o ataque está a passar. A partir daí, o seu ritmo cardíaco vai baixar, os músculos vão sentir-se menos tensos, e as tonturas vão diminuir. As más notícias: pode sentir-se exausta e drenada, por isso, tire um tempo para relaxar e recuperar.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal