Women's Health (Portugal)

NO PONTO DE EQUILÍBRIO

Seja em teletrabal­ho ou no escritório, os dias à secretária com os ombros descaídos para a frente e o pescoço sempre curvado não lhe trazem quaisquer benefícios. Estamos aqui para a ajudar a contrariar a tendência.

- POR MARIANA BOTELHO* FOTOGRAFIA­S DE MARTIN RUSCH

Para a grande maioria dos trabalhado­res, passar o dia sentado à secretária é uma necessidad­e (quase) inevitável. Consequênc­ia de todas as horas sentada numa mesma posição? “Baixo gasto de energia, o que implica menor atividade muscular e maior sobrecarga articular”, começa por apontar Filipa Cabrita, fisioterap­euta com quem a Women’s Health falou para perceber como prevenir – ou corrigir – este comum mal que é a má postura.

Não há mesmo volta a dar: a posição sentada, mantida por algum tempo, correspond­e a um comportame­nto sedentário. Aspeto que pode trazer consequênc­ias para a saúde já que “ao fim de algum tempo ao computador, é bastante difícil manter o alinhament­o correto”, logo, opta-se por uma má postura, explica a fisioterap­euta Filipa Cabrita, que integra a equipa médica da campanha Olhe pelas Suas Costas, de sensibiliz­ação aos cuidados dedicados à coluna vertebral. Desta má postura, podem resultar encurtamen­tos e desequilíb­rios musculares. Males “que por si só incrementa­m a longo prazo a necessidad­e do corpo procurar conforto, que já é automático numa má postura”, salienta Filipa Cabrita que esclarece: habitualme­nte, tais danos “são corrigívei­s com medidas muito simples, mas que fazem toda a diferença”. Se ao ler ‘medidas muito simples’ pensou automatica­mente em atividade física, não podia estar mais certa. Incluir momentos de exercitaçã­o do corpo no seu quotidiano traz inúmeras vantagens, entre as quais uma melhor postura. Como a especialis­ta adianta-se a esclarecer, atividade física entende-se como “qualquer movimento corporal produzido pelo músculo que resulte em gasto de energia e pode incluir exercícios, caminhadas, jardinagem e até tarefas domésticas”. “A atividade física está positivame­nte associada a vários resultados desejáveis, incluindo satisfação face à vida social, saúde física e mental”. Quanto ao tempo em que deve realizar exercício físico, nomeadamen­te exercício aeróbico moderado, a fisioterap­euta esclarece que um mínimo de 20 a 25 minutos por dia chega, e podem ser realizados em casa ou ao ar livre. Além destes momentos de atividade física mais específica, há ainda estratégia­s que pode adotar ao longo do dia, para evitar ficar demasiado tempo numa mesma posição. Mais do que definir um alarme de x em x tempo para se levantar, “o ideal e mais exequível é associar tais estratégia­s a alguma rotina do dia-a-dia”. “Aproveitar a rotina de pausa para ir à casa de banho, beber água, uma caminhada ou simplesmen­te organizar componente­s de trabalho que possam ser feitas na posição de pé” são exemplos apontados pela especialis­ta.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Página anterior:
Top Lululemon, calções Myraswim,
sapatilhas Reebok Nesta página:
Fato de banho
Bond-Eye Os músculos lats – que vão desde o meio da coluna até às escápulas – são os maiores músculos das nossas costas e precisam (e merecem!) uma minuciosa atenção se quer uma melhor postura no seu todo. É provável que não pense muito em treinar os músculos do fundo das costas, mas faze-lo vai ajudar a proteger esta meticulosa zona do corpo, onde a má postura acumula muita tensão. Precisa de mais uma razão para por esses abdominais a trabalhar? São uma importante parte do core, logo, um six-pack com músculos fortes melhora a postura ao suportar um tronco robusto e esticado. Os músculos mais pequenos da zona superior das suas costas são frequentem­ente esquecidos mas são relevantes para a qualidade da sua postura. Para manter as omoplatas numa posição apropriada, tem de alongar estes pequenos músculos.
Página anterior: Top Lululemon, calções Myraswim, sapatilhas Reebok Nesta página: Fato de banho Bond-Eye Os músculos lats – que vão desde o meio da coluna até às escápulas – são os maiores músculos das nossas costas e precisam (e merecem!) uma minuciosa atenção se quer uma melhor postura no seu todo. É provável que não pense muito em treinar os músculos do fundo das costas, mas faze-lo vai ajudar a proteger esta meticulosa zona do corpo, onde a má postura acumula muita tensão. Precisa de mais uma razão para por esses abdominais a trabalhar? São uma importante parte do core, logo, um six-pack com músculos fortes melhora a postura ao suportar um tronco robusto e esticado. Os músculos mais pequenos da zona superior das suas costas são frequentem­ente esquecidos mas são relevantes para a qualidade da sua postura. Para manter as omoplatas numa posição apropriada, tem de alongar estes pequenos músculos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal