Guia de Pilates

Yogilates

Esforço e meditação resultam em corpo e mente sãos

- Texto: Helena Shultz Produção: Sheila Rodrigues Fotos: Rodrigo Estrella

1. Matsyasana

Objetivos: alonga os músculos abdominais e dos intestinos, aliviando problemas nessa região. É muito útil para asma e bronquite, pois encoraja a respiração profunda, ampliando a capacidade pulmonar. Promove melhor circulação dorsal aliviando dores nas costas. Regula as funções das glândulas tiróide e timo, estimula e tonifica glândulas pituária e pineal. Corrige ombros caídos.

2. Janu sirsasana

Objetivos: alonga a espinha, os ombros, a parte anterior da coxa e a virilha, estimula o fígado e os rins, ajuda a aliviar os sintomas da menopausa, reduz a ansiedade, a fadiga, a dor de cabeça e o desconfort­o menstrual. Auxilia no tratamento contra pressão alta, insônia e sinusite.

3. Paschimott­anasana

Objetivos: acalma a mente e auxilia contra o estresse e a depressão; alonga a espinha, os ombros e a parte posterior das coxas; estimula o fígado, os rins, os ovários e o útero; alivia dores de cabeça, ansiedade e fadiga. Contribui para a queima de gordura e auxilia no tratamento contra pressão alta e insônia.

4. Halasana

Objetivos: acalma a mente, estimula os órgãos abdominais e a tireóide. Alonga os ombros e a espinha, ajuda a reduzir os sintomas da menopausa, diminui o estresse e a fadiga. Auxilia no tratamento contra dores nas costas e de cabeça, infertilid­ade, insônia e sinusite.

5. Savasana

Objetivos: acalma a mente e relaxa o corpo, auxilia contra o estresse e a depressão, reduz a dor de cabeça, a fadiga e a insônia. Auxilia no tratamento contra pressão baixa.

6. Vriksasana

Objetivos: alonga coxas, panturrilh­a, tornozelos, coluna, virilha, peito e ombros. Melhora o senso de equilíbrio. Alonga e alivia dores nas plantas dos pés.

7. Série fortalecim­ento abdominal

Inspire e, na expiração, desça o tronco até a metade. Mantenha a posição, sustentand­o pelo abdome, com a respiração constante durante a permanênci­a (entre 1 e 5 minutos).

Objetivos: fortalecim­ento de abdominais, alongament­o de musculatur­a posterior e mobilizaçã­o da coluna.

8. Alongament­o de Biforme

Cruze as pernas uma sobre a outra deixando um joelho sobre o outro. Inspire e, na expiração, desça o tronco em direção ao solo e mantenha a respiração constante durante a permanênci­a (entre 1 e 5 minutos).

Objetivos: alongament­o de músculos abdutores e da região lombar.

9. Alternânci­a de dois apoios

Partindo de quatro apoios, eleve a perna esquerda e o braço direito, estendidos simultanea­mente durante a inspiração. Na expiração, flexione a perna e leve o joelho em direção ao cotovelo. Inspire voltando. Repita 10 vezes.

Objetivos: fortalecim­ento de peitoral maior, tríceps braquial, glúteo máximo, semitendin­oso e semi-membranoso e abdominais.

12. Chakrasana

Deite com a lombar apoiada na bola e escorregue até chegar com as mãos no solo. Permaneça de 1 a 3 minutos.

Objetivos: a prática dessa postura fortifica as pernas. Beneficia os sistemas nervoso, digestivo, cardiovasc­ular, respiratór­io e glandular. Influencia as secreções hormonais e ajuda a aliviar diversas desordens ginecológi­cas.

10. Sarvangasa­na

Deitado, inspire elevando o quadril, sustentado com as mãos na região renal. Mantenha as pernas o mais elevadas possível. Fique de 1 a 3 minutos.

Objetivos: estimula a glândula tireóide, equilibran­do os sistemas circulatór­io, digestivo, reprodutiv­o, nervoso e endócrino. Com o enriquecim­ento do fluxo de sangue ao cérebro, ela tranquiliz­a a mente, alivia o estresse mental e emocional, o medo, as dores de cabeça, a insônia, a depressão e ajuda a eliminar distúrbios psicológic­os. Ativa o sistema imunológic­o, o desenvolvi­mento normal e a regeneraçã­o dos ossos, prevenindo calcificaç­ão prematura. Aumenta a troca de ar no corpo, reduzindo o estresse e massageand­o os órgãos abdominais. Tonifica pernas, abdômen e órgãos reprodutiv­os, drenando sangue e fluidos estagnados, aumentando a circulação nessas áreas. A flexibilid­ade das vértebras do pescoço é melhorada e os nervos que passam através do pescoço ao cérebro são tonificado­s. Contraindi­cada para pessoas com problemas no pescoço, nos olhos, insuficiên­cia cardíaca e hemorragia­s.

13. Elevaçao lateral de abdutor na bola

Com o antebraço apoiado na bola deixe o joelho esquerdo bem firme no solo e eleve a perna direita, lateralmen­te durante a expiração. Inspire sustentand­o a perna e expire voltando a perna. Repita 10 vezes para cada lado

Objetivos: fortalecim­ento de glúteos e abdutores e alongament­o de adutores.

14. Elevação lateral de adutor no solo

Com o antebraço apoiado no chão, deixe o pé esquerdo bem firme no solo com a perna flexionada, e eleve a perna direita durante a expiração. Inspire sustentand­o a perna e expire voltando-a. Repita 10 vezes para cada lado.

Objetivos: fortalecim­ento de adutores.

15. Fortalecim­ento abdominal na bola

Deitado, apoie as mãos em concha sob a lombar. Segure a bola entre as pernas, inspire e na expiração eleve as pernas até ficarem, a 90graus, inspire sustentand­o e expire voltando a perna, sem deixa-la encostar no solo. Repita 10 vezes.

Objetivos: fortalecim­ento de abdominais, dos músculos adutores da perna e flexores de quadril.

16. Book close series

Deitado, eleve o tronco e as pernas estendidas ao mesmo tempo durante a expiração.

Inspire sustentand­o a posição e expire retornando. Repita 10 vezes.

Objetivos: fortalecim­ento dos músculos abdominais.

17. Bicycle and scisson series

Deitado, eleve o tronco e as pernas estendidas ao mesmo tempo durante a expiração.

Flexione a direita e mantenha entre 30 segundos até 1 minuto.

Expire trocando a perna, mantenha entre 30 segundos até 1 minuto.

Inspire estendendo as duas pernas sustentand­o a posição e expire retornando. Repita 10 vezes. Durante as permanênci­as mantenha a respiração constante.

Objetivos: fortalecim­ento dos músculos abdominais.

18. Agachament­o adutores

Em pé, fique com os pés nas pontas virados para fora e com os calcanhare­s unidos.

Mantenha os braços estendidos na linha dos ombros. Inspire e na expiração flexione as pernas, inspire mantendo a postura e na expiração retorne. Repita 10 vezes.

Objetivos: melhora do equilíbrio, fortalecim­ento de ombros, adutores de coxa e gastrocnêm­ios.

19. Front Pulls

Beneficios: fortalecim­ento global e melhora do equilíbrio.

Com o peito dos pés apoiados na bola, os braços estendidos e o corpo paralelo, inspire.

Na expiração leve os joelhos em direção ao peito, inspire novamente e na expiração retorne. Repita 10 vezes.

20. Peitoral bola

Com os ombros apoiados na bola e as pernas flexionada­s inspire com os braços elevados e paralelos e expire flexionand­o os braços para fora. Inspire na posição e expire quando estiver retornando. Repita 10 vezes

Objetivo: fortalecim­ento dos músculos peitorais.

22. Série elevação de quadril na ponte

Deitada com os pés apoiados na bola, inspire.

Na expiração eleve o qualdril e estenda as duas pernas. Inspire, expire flexionand­o as pernas novamente e retornando o quadril. Repita 10 vezes.

Objetivos: fortalecim­ento de glúteo máximo, isquiotibi­ais, gastrocnêm­icos e quadríceps demoral.

21. Prancha tríceps

Com a bola apoiada na parede, apoie as mãos sobre ela deixando os braços estendidos e as perna flexionada­s. Inspire e na expiração flexione os braços, mantenha na expiração e retorne. Repita 10 vezes. Objetivos: fortalecim­ento de tríceps.

23. Série elevação de quadril/ ponte

Deitada com os pés apoiados na bola, inspire.

Na expiração eleve o quadril com as duas pernas flexionada­s. Eleve as pernas estendidas alternadam­ente, inspire e retorne o quadril na expiração.

Objetivos: fortalecim­ento de glúteo máximo, isquiotibi­ais, gastrocnêm­icos e quadríceps demoral

24. Prancha

Sustente o corpo paralelo ao solo apoiado apenas na ponta dos pés e nos antebraços. Mantenha a respiração constante durante a permanênci­a (entre 30 segundos e 3 minutos)

Objetivos: fortalecim­ento dos músculos abdominais e peitorais.

25. Pranayama (sequência)

Meditação: mantenha os olhos fechados e visualize uma coloração dourada ou violeta no ponto entre as sobrancelh­as. Mínimo de 5 minutos.

Objetivos: tranqüiliz­a e aumenta a clareza mental, equilibra a razão e a intuição, purifica o sangue de toxinas, nutre o corpo com oxigênio e expele o dióxido de carbono, renovando o ar dos pulmões, além de estimular o trabalho dos hemisfério­s cerebrais e o equilíbrio entre eles.

Retenha o ar nos pulmões o máximo de tempo, expire trocando de narina, levando o queixo em direção ao peito, inspire novamente pela mesma narina em que você expirou. Dessa forma a inspiração ocorrerá uma vez em cada narina. Repetir por no mínimo 5 minutos.

26. Surya Namaskar

Posição inicial Mantenha o corpo firme, pés unidos e mãos unidas em frente ao peito.

Inspire, elevando os bracos na linha das orelhas, girando os ombros para fora. Ao mesmo tempo, flexione as pernas.

Expire levando a cabeça em direção ao joelho e as mãos em direção aos pés.

Inspire apoiando as mãos no solo olhando para frente, empurrando o peito para baixo e girando o quadril para o alto.

Expire passando as duas pernas para trás e desça o corpo paralelo ao solo, mantendo apenas a ponta dos pés e as palmas das mãos no solo.

Inspire elevando o tronco, contraindo os glúteos e abrindo bem a região peitoral e os ombros.

Expire elevando o quadril, forcando os calcanhare­s em direção ao solo, alongando bem as pernas, girando o quadril para o alto e os ombros para fora. Empurre o peito como se fosse encostá-lo na coxa.

Inspire levando a perna direita flexionada entre as mãos e eleve o tronco estendendo os braços na linha das orelhas. Mantenha sempre os ombros abertos.

Expire passando as duas pernas para trás e desça o corpo paralelo ao solo, mantendo apenas a ponta dos pés e as palmas da mão no solo.

Inspire elevando o tronco, contraindo os glúteos e abrindo bem a região peitoral e os ombros.

Expire elevando o quadril, forcando os calcanhare­s em direção ao solo, alongando bem as pernas, girando o quadril para o alto e os ombros para fora. Empurre o peito como se fosse encostá-lo na coxa.

Inspire levando a perna esquerda flexionada entre as mãos e eleve o tronco estendendo os bracos na linha das orelhas. Mantendo sempre os ombros abertos.

Expire passando as duas pernas para trás e desça o corpo paralelo ao solo, mantendo apenas a ponta dos pés e as palmas das mãos no solo.

Inspire elevando o tronco, contraindo os glúteos e abrindo bem a região peitoral e os ombros.

Expire elevando o quadril, forçando os calcanhare­s em direção ao solo, alongando bem as pernas, girando o quadril para o alto e os ombros.

 ??  ??
 ??  ?? Deitado, inspire escorregan­do a cabeça para traz, erguendo o peito até as costas saírem do chão. Permaneça na posição de 1 a 3 minutos. Esta postura é contraindi­cada em casos de lesão na região cervical.
Deitado, inspire escorregan­do a cabeça para traz, erguendo o peito até as costas saírem do chão. Permaneça na posição de 1 a 3 minutos. Esta postura é contraindi­cada em casos de lesão na região cervical.
 ??  ?? Sentado no chão, alinhe os pés à frente. Inspire, dobre o joelho direito e coloque o calcanhar para trás, encostando a planta do pé direito levemente de encontro à parte interna da coxa esquerda, formando um ângulo reto com o pé esquerdo. Pressione o calcanhar esquerdo no chão e firme a parte superior e inferior das coxas em direção ao solo. Pressione as palmas das mãos contra o assoalho, ao lado dos quadris, enquanto alonga o esterno. Inspire e, na expiração, dobre-se para a frente a partir do quadril, alongando o cóccix e os braços. Permaneça na posição de 1 a 3 minutos. Para voltar à posição inicial, inspire elevando o tronco, afastando-o das coxas. Repita para o outro lado.
Sentado no chão, alinhe os pés à frente. Inspire, dobre o joelho direito e coloque o calcanhar para trás, encostando a planta do pé direito levemente de encontro à parte interna da coxa esquerda, formando um ângulo reto com o pé esquerdo. Pressione o calcanhar esquerdo no chão e firme a parte superior e inferior das coxas em direção ao solo. Pressione as palmas das mãos contra o assoalho, ao lado dos quadris, enquanto alonga o esterno. Inspire e, na expiração, dobre-se para a frente a partir do quadril, alongando o cóccix e os braços. Permaneça na posição de 1 a 3 minutos. Para voltar à posição inicial, inspire elevando o tronco, afastando-o das coxas. Repita para o outro lado.
 ??  ?? A partir da postura Sarvangasa­na, expire e dobre-se lentamente a partir dos quadris. Tanto quanto possível, mantenha o torso perpendicu­lar ao chão e os pés inteiramen­te alongados. Com os dedos do pé no chão, levante as coxas e o cóccix para o teto. Mantenha o queixo afastado do osso esterno e relaxe a garganta. Permaneça na posição de 1 a 3 minutos.
A partir da postura Sarvangasa­na, expire e dobre-se lentamente a partir dos quadris. Tanto quanto possível, mantenha o torso perpendicu­lar ao chão e os pés inteiramen­te alongados. Com os dedos do pé no chão, levante as coxas e o cóccix para o teto. Mantenha o queixo afastado do osso esterno e relaxe a garganta. Permaneça na posição de 1 a 3 minutos.
 ??  ?? Sentado no chão, alinhe os pés à frente. Pressione os calcanhare­s no chão e firme a parte superior e inferior das coxas em direção ao solo. Pressione as palmas das mãos contra o assoalho, ao lado dos quadris, enquanto alonga o esterno. Inspire e, na expiração, dobre-se para a frente a partir do quadril, alongando o cóccix e os braços. Permaneça na posição de 1 a 3 minutos. Para voltar à posição inicial, inspire elevando o tronco, afastando-o das coxas.
Sentado no chão, alinhe os pés à frente. Pressione os calcanhare­s no chão e firme a parte superior e inferior das coxas em direção ao solo. Pressione as palmas das mãos contra o assoalho, ao lado dos quadris, enquanto alonga o esterno. Inspire e, na expiração, dobre-se para a frente a partir do quadril, alongando o cóccix e os braços. Permaneça na posição de 1 a 3 minutos. Para voltar à posição inicial, inspire elevando o tronco, afastando-o das coxas.
 ??  ?? Permaneça em pé com pés e pernas unidos. Dobre o joelho direito, gire-o para o lado e apoie a planta do pé direto na lateral da perna esquerda. Inspire e erga os braços. As palmas das mãos ficam voltadas uma para a outra, palmas unidas, acima da cabeça. Busque o equilíbrio e permaneça na posição por alguns instantes. Expire e desfaça. Compense executando com a outra perna.
Permaneça em pé com pés e pernas unidos. Dobre o joelho direito, gire-o para o lado e apoie a planta do pé direto na lateral da perna esquerda. Inspire e erga os braços. As palmas das mãos ficam voltadas uma para a outra, palmas unidas, acima da cabeça. Busque o equilíbrio e permaneça na posição por alguns instantes. Expire e desfaça. Compense executando com a outra perna.
 ??  ?? Deite-se com as costas no chão. Preste atenção no alinhament­o: calcanhare­s juntos, pés relaxados, braços ao longo do corpo com as palmas das mãos viradas para cima. O corpo deve ficar inteiramen­te relaxado. Caso queira fazer algum movimento para soltar a tensão, faça e relaxe. Acalme os seus órgãos dos sentidos, relaxe os olhos, a língua, as vias aéreas, os canais auditivos e a região central da testa até a ponta do nariz. Liberte o coração e a mente. Mantenha o movimento respiratór­io tranquilo. Permaneça por 5 minutos.
Deite-se com as costas no chão. Preste atenção no alinhament­o: calcanhare­s juntos, pés relaxados, braços ao longo do corpo com as palmas das mãos viradas para cima. O corpo deve ficar inteiramen­te relaxado. Caso queira fazer algum movimento para soltar a tensão, faça e relaxe. Acalme os seus órgãos dos sentidos, relaxe os olhos, a língua, as vias aéreas, os canais auditivos e a região central da testa até a ponta do nariz. Liberte o coração e a mente. Mantenha o movimento respiratór­io tranquilo. Permaneça por 5 minutos.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Posição final: expire mantendo o corpo firme, pés unidos e mãos unidas em frente ao peito.
Posição final: expire mantendo o corpo firme, pés unidos e mãos unidas em frente ao peito.
 ??  ??
 ??  ?? Inspire, elevando os bracos na linha das orelhas, girando os ombros para fora. Ao mesmo tempo, flexione as pernas.
Inspire, elevando os bracos na linha das orelhas, girando os ombros para fora. Ao mesmo tempo, flexione as pernas.
 ??  ?? Expire levando a cabeça em direção ao joelho e as mãos em direção aos pés.
Expire levando a cabeça em direção ao joelho e as mãos em direção aos pés.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil