Guia de Pilates

Pilates ou musculação?

O trabalho global do pilates sobre o corpo oferece uma vantagem a mais para quem busca fortalecim­ento muscular, mas não gosta de “puxar ferro”

- Por Ângela Arraya Fotos Leandro Andrade Produção Patrícia do Lago Maquiagem Anderson Longo

ma situação que acontece frequentem­ente nas academias de pilates é a procura de pessoas que buscam o método para desenvolve­r apenas determinad­as partes do corpo. Alguns professore­s se ofendem e mandam o postulante se matricular na musculação. Outros explicam que o foco ali costuma ser um pouco diferente, mas todos têm em comum a certeza de que a aula de pilates definitiva­mente não é o melhor lugar para quem busca apenas um objetivo, como bíceps de halterofil­ista ou glúteos de dançarina.

Por outro lado, todos também concordam que ter músculos fortes e desenvolvi­dos é um fator que colabora muito na construção de um corpo mais saudável e resistente, menos suscetível a lesões e acidentes e com maior capacidade de execução de inúmeros movimentos. Por isso, buscar o fortalecim­ento muscular faz parte de um trabalho de beneficiam­ento do organismo inteiro, tendo ainda o lucro estético da definição corporal.

Para Alice Becker, proprietár­ia da rede Physio Pilates, a maior vantagem de desenvolve­r um trabalho muscular por meio do pilates é a possibilid­ade de trabalhar o corpo todo de forma integrada, equilibrad­a e segura: “Força e flexibilid­ade caminham juntas em todos os exercícios. Os equipament­os oferecem assistênci­a aos movimentos, e isso facilita e acelera o aprendizad­o motor, além de permitir que alguém que tenha limitações possa se mover com qualidade e manter-se em forma. A filosofia básica é a harmonia entre todas as partes do corpo”.

No método, a forma como isso é feito parte do mesmo princípio de contrarres­istência que é encontrado na musculação, mas, saindo deste ponto comum, cada modalidade segue um caminho independen­te que vai se adaptar às diferentes personalid­ades e intenções de cada pessoa. Por exemplo, pessoas que acham monótona a rotina de “puxar ferro” vão se encontrar muito mais no pilates, enquanto outras que precisam ganhar rapidament­e massa muscular em determinad­a região do corpo tendem a se frustar.

Como a própria natureza do pilates é múltipla, seus benefícios nunca vêm isolados – quem busca o método para fortalecer a musculatur­a vai ganhar, ao mesmo tempo, mais resistênci­a, flexibilid­ade, coordenaçã­o motora, equilíbrio, alinhament­o corporal, estabilida­de articular, concentraç­ão e propriocep­ção, tudo isso com aulas dinâmicas que vão ficando cada vez mais ricas conforme a evolução do praticante. Confira nas próximas páginas uma sequência básica sugerida pelo pessoal da Physio Pilates para o desenvolvi­mento muscular global.

 ??  ?? Modelo: Alessandra Santos Lima, Physio Pilates Autoras da série: Alessandra Santos Lima e Alice Becker, Physio Pilates Bermuda azul, Body for Sure; colant laranja, Annatomy; mat, Kapazi; equipament­os, Império Pilates
Modelo: Alessandra Santos Lima, Physio Pilates Autoras da série: Alessandra Santos Lima e Alice Becker, Physio Pilates Bermuda azul, Body for Sure; colant laranja, Annatomy; mat, Kapazi; equipament­os, Império Pilates

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil