Guia de Pilates

Para fazer em casa

Pequenas dores podem ser melhoradas com exercícios simples do método pilates. Ajude a relaxar sua musculatur­a sem sair de casa

- Por: Paula Barradas Fotos: Leandro Andrade Produção: Thatiana Bertoli Cabelo Maquiagem: Pâmela Archanjo

Ométodo pilates é cada vez mais ensinado e praticado em todo o Brasil, uma constataçã­o observada por causa do crescente número de cursos e estúdios que oferecem a prática. É interessan­te notar que, por um lado, a técnica agrada tanto a fisioterap­eutas quanto a educadores físicos e professore­s de dança e que, por outro, é indicada tanto para o treinament­o de atletas quanto para a reabilitaç­ão desses, em casos de problemas posturais e lesões.

O segredo que permite a públicos tão diversos recorrer ao método é o ambiente extremamen­te versátil, dotado de uma infinidade de opções de movimentos que ajudam os praticante­s a dominarem melhor seus corpos. Ou seja, o mesmo acessório que, para um aluno, será um desafio propriocep­tivo, levando-o a acessar camadas musculares profundas, para outro pode oferecer a possibilid­ade de descontraç­ão e relaxament­o dessa mesma musculatur­a.

O pilates oferece, também, exercícios simples que os praticante­s podem executá-los em casa para aliviar pequenas dores ou relaxar os músculos da lombar, dos ombros e do pescoço tensionado­s. Segundo a instrutora Silvia Gomes, “é importante lembrar que, em geral, as dores surgem com a sobrecarga indevida nas estruturas corporais, por causa da utilização pouco eficiente do corpo. Por isso, os exercícios devem ser feitos de forma gentil, lenta e sempre com pequenas amplitudes de movimento.”

Os objetivos dessa série de exercícios não é curar, mas apenas relaxar os músculos cansados devido à correria do dia a dia, ou ainda aliviar as dores até que se procure seu professor de pilates ou mesmo um profission­al especializ­ado para saber da gravidade da lesão e solucioná-la.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil