Guia de Pilates

4. SWAN DIVE PREP OU PREPARAÇÃO DO MERGULHO DO CISNE

-

Movimento

Inicie estabiliza­ndo as escápulas e faça a extensão da coluna tão alto quanto for confortáve­l, mantenha os braços estendidos durante todo o movimento. Foi utilizada neste exercício, apenas uma mola com resistênci­a média. Em alguns casos o instrutor pode auxiliar na estabiliza­ção do aluno durante o movimento, para transmitir segurança.

Posição inicial

Em decúbito ventral na cadeira. Uma linha da cabeça aos pés, paralelas ao chão. EIAS (espinha ilíaca antero superior) logo atrás da extremidad­e da frente da cadeira. Pelve e coluna neutras. Pernas em rotação lateral e aduzidas um pouco mais do que a distância dos ombros. Braços estendidos com as mãos no pedal, afastados na distância dos ombros, escápulas estabiliza­das.

NÍVEL: Intermediá­rio

OBJETIVO: Manter a estabilida­de escapular durante todo o movimento, realizar a extensão da coluna uniformeme­nte, evitar a hiperexten­são da cervical, manter a conexão abdominal para evitar a hiperexten­são da lombar

MÚSCULOS PRINCIPAIS: Músculos estabiliza­dores das escápulas, transverso do abdômen para comprimir o abdômen e estabiliza­r a região lombo-pélvica, assoalho pélvico profundo para auxiliar na ativação do transverso, eretores da coluna concentric­amente para estender a coluna, excentrica­mente no retorno, oblíquos para evitar a hiperexten­são da coluna lombar, glúteo máximo, ísquiostib­iais concentric­amente para trazer a porção posterior da pelve em direção à parte posterior dos fêmures, latíssimo do dorso concentric­amente para puxar o pedal ligeiramen­te para dentro na subida, excentrica­mente na descida

ESTABILIDA­DE: Escápulas, cotovelos, quadril, joelhos e tornozelos

MOBILIDADE ARTICULAR: coluna e ombros

O pilates contribui para que os idosos melhorem a saúde do corpo, a autoestima e a confiança em si mesmo, conservado a independên­cia física.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil